redacao@proparnaiba.com

Rapidinhas

"Palmas para os prefeitos de Água Branca, Valença, Floriano, Teresina e Parnaíba - únicas cidades do Piauí com mais de 60% das casas cobertas por serviço de coleta de lixo. Segundo o IBGE, somente 44% das casas piauienses têm a coleta.", publicou o jornalista Claudio Barros em sua página pessoal.
Apesar da boa notícia para os que estavam esperando desde 2009, o chamamento para assumir vaga nos quadros da PM não contempla Parnaíba. Os novos soldados serão destinados para os batalhões nas cidades de Picos, Piripiri e Teresina. A região litorânea tem apenas 300 homens para cobrir toda a área.

Demoliram a Torre da Igreja de Barra Grande



Barra_Grande_1_300x250.jpg

Em Barra Grande demoliram a Torre da Igreja único Patrimônio Histórico da cidade. Cercaram o Passeio obrigando aos  pedestres a descerem a calçada, sendo que já houve um caso de uma pessoa quase ser atropelada pelo ônibus da Viação Marcelino.

Atualmente, Barra Grande está passando por um conflito importante: a Igreja Católica, através de algumas religiosas muito devotas e sob a orientação do Pe. Lotário – diga-se de passagem, um sacerdote dos mais atuantes do Estado e que está há poucos anos no Município de Cajueiro da Praia (ao qual está vinculada a Barra Grande) –, resolveu construir uma casa paroquial ou centro pastoral perto da “Igrejinha” local.

Até aí, tudo bem! Colheram as assinaturas de mais de 500 pessoas, grande parte delas inclusive “contribuintes” da futura obra civil E PARTICULAR (enfatize-se). Algumas dessas pessoas, pelo que soube, não imaginavam que a tal casa paroquial ou centro pastoral seria construída na pequena pracinha de um dos povoados mais charmosos do litoral brasileiro. Aliás, é charmoso e bucólico até por causa da pequena Igreja, na pequena praça, que recebe todos os dias, cedinho e à tardinha, os moradores do local, onde podem conversar de tudo um pouco. Essa construção, para surpresa dos muito habitantes e alguns visitantes que se encantaram com o lugar, foi iniciada sem a presença do Pe. Lotário (que se encontra na Alemanha, de viagem) e, pasme, sem o competente Alvará da Prefeitura Municipal.

Tomei conhecimento do fato e tentei falar com o Pe. Lotário, oportunidade que soube de sua viagem para o exterior. Aí, mantive contato com o empreiteiro, o Engenheiro Raimundo Dias, isso na sexta-feira passada, profissional também dos mais sérios que conheço no ramo da Construção Civil. Ele, a propósito, titular da RR Engenharia, já fez muitas igrejas e capelas neste Estado. No rápido diálogo por telefone, me disse o Dr. Raimundo Dias que embora não tivesse o Alvará, o documento lhe teria sido assegurado por Sua Reverendíssima, Pe. Lotário, conforme lhe prometera o Excelentíssimo Prefeito Girvaldo Albuquerque, também engenheiro civil, homem público corretíssimo e trabalhador ao extremo, tanto que está mudando a cara de todo o Município, seja na zona urbana, seja na zona rural. Nesse diálogo, o referido construtor me disse que também seria aumentada a Torre da Igreja.

Então, mantive contato com Sua Excelência, o prefeito Girvaldo, de quem gozo da amizade. Ele, embora não concorde com a obra, parece de mãos atadas pela representatividade do apelo popular, traduzido no referido abaixo-assinado, infelizmente...

Por outro lado, o prefeito chegou a me dizer que iria mandar destruir um pequeno prédio da Prefeitura situado na praça, bem assim que já havia solicitado da TELEMAR a transferência de uma grande torre de transmissão de telefonia ali situada (motivo: poluição visual).

Bem, diante da situação, outra alternativa não restou aos amantes daquele singelo lugar, a não ser tentar, democraticamente, obstruir a construção. E já estão colhendo assinaturas para tal intento, até porque há vários terrenos, ao redor da praça mesmo, que poderão satisfazer os interesses da Igreja.

Cláudio, acho que esse fato dá uma boa reportagem, porque os descontentes com as novas obras não queremos impor nada a ninguém. Pelo contrário! Também somos católicos e tementes a Deus... Apenas queremos que os espaços públicos sejam devidamente respeitados. Isso é exercício de cidadania!

Veja você: na referida praça há uma reforma prevista e já contratada, por Licitação estadual,  onde serão feitos alguns recortes de cantos para melhor circulação de veículos de trabalho e de turismo, já que deverão estacionar na entrada do povoado, em um terminal turístico que também já foi projetado e brevemente será construído – pelo menos o que se espera. E a praça só não foi reformada ainda porque, em virtude do último e terrível período chuvoso, constatar-se a necessidade de, previamente, realizar-se a drenagem e demais obras de saneamento básico do local, em demonstração de responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos.

Pois bem, agora a Igreja, em um espaço de circulação pública, onde serão construídas obras públicas já projetadas, licitadas e contratadas, conquistadas a muito esforço e da maior importância, tanto para os moradores locais como para os turistas que só crescem em quantidade, acha-se no direito, sem prévia consulta transparente, sequer aos seus fiéis, de matar a beleza singela de seu templo (aumentando a torre), e, o que é mais grave, de reduzir o espaço da praça, que, DESTAQUE-SE, é de uso comum do povo... Isso é lamentável! Ademais, dá ensejo, ainda que indevidos, a reclames de outras religiões, já que poderão requerer tratamento igualitário do Poder Público.

Não podemos ficar calados, desculpem-nos os diretamente envolvidos na obra aqui inquinada, particularmente o cidadão Lotário, nada obstante reconheçamos que possam até estar imbuídos dos melhores propósitos.

 

Luzardo

(Um dos inúmeros Amantes da Barra Grande-PI)

 

Enviado por: Tothe Ibiapina

Fotos: Tothe Ibiapina

Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.
 

Todo e qualquer material postado na coluna é de inteira responsabilidade civil e penal do colunista.

www.proparnaiba.com - proparnaiba@proparnaiba.com

Dora Rodrigues - (86) 9402 4557 - 9479 5019

Francisco Brandão - (86) 9472 1197 - 9479 3825