redacao@proparnaiba.com
See video

Rapidinhas

É no mínimo estranho que uma empresa de segurança dê a supervisão de suas ações a alguém com largo currículo assinado pela Polícia Federal acusando-o de dois assassinatos, duas tentativas de morte e ter realizado um atentado a uma empresa de turismo parnaibana, além do envolvimento com o tráfico.
Os leitores do Proparnaiba lembram que a via de acesso à Lagoa do Portinho continua intrafegável, no começo de dezembro o vice-governador Zé Filho informou que estava tentando antecipar para antes do réveillon a vinda da empresa executora da obra. Estamos em fevereiro e nem sinal homens trabalhando.

A Dieta e o Coração


Publicidade
E-mail: katiamarabuco@proparnaiba.com.br
Fale diretamente com Kátia Marabuco
Saiba mais

coracao1111_300x225.jpg

Preocupados com os índices elevados de Doença Cardiovascular ( DCV) em homens e mulheres acima de 30 anos a Associação Americana do Coração (AHA) propõe as seguintes medidas não farmacológicas que visam a saúde do coração:

-Ingestão calórica e atividade física balanceada para atingir ou manter um peso saudável.

- Consumir dieta rica em vegetais e frutas.

- Consumir grãos e alimentos ricos em fibras.

- Consumir peixe, particularmente óleo de peixe, pelo menos duas vezes por semana.

- Limitar o consumo de gorduras saturadas para < 75 da energia, gordura trans<1% da energia e colesterol <300mg/dia.

- Preferir carnes magras e vegetais.

-Selecionar alimentos livres ou pobres em gorduras.

- Minimizar o consumo de gordura parcialmente hidrogenada.

- Reduzir o consumo de bebidas e alimentos com açúcar.

- Escolher alimentos preparados com pouco ou nenhum sal.

- Se consumir álcool, fazê-lo com moderação.

Os ácidos graxos saturados constituem a causa alimentar mais freqüente de elevação do colesterol. São encontrados nas gorduras de origem animal ( carne, leite e derivados) e da polpa de coco ( azeite de dendê e óleo de coco. Procurar reduzir seu consumo.

Ácidos graxos trans são produzidos no processo de hidrogenação dos óleos vegetais ( margarinas). São encontrados nos biscoitos com recheio e coberturas cremosas, nuggets, croissants, margarinas duras, bolos industrializados, alguns fast- foods. Aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o bom (HDL) além de elevar os triglicérides.

Ácidos graxos insaturados são mono ou poliinsaturados. Reduzem o colesterol total e o LDL. Monoinsaturados ( ômega -9): óleos de oliva,e canola, azeitonas, abacate e oleaginosas ( castanha, nozes e amêndoas).

Poliinsaturados são os óleos vegetais, exceto óleo de coco, Palma (dendê ) e cacau. Ácidos ômega - 3 são encontrados em peixes de água muito frias ( Cavala, Sardinha , Arenque, Salmão, Atum, Truta, Bacalhau, Linguado) a quantidade do ômega -3 é decrescente nestes peixes descritos acima e a concentração depende da concentração de fitoplâcton local.

Exercícios Físicos: Caminhadas vigorosas 6 vezes na semana foram os que apresentaram melhor desempenho físico na pesquisa de 3000 homens entre 30 a 69 anos no período de 8,5 anos estudados.

Antioxidantes: São as vitaminas C, E, flavonóides e carotenóides. Flavonóides: frutas, verduras, grãos, ervas, castanhas, vinho, chás, sementes.

Sal: cuidado com enlatados, conservas, frios embutidos, sopas, temperos, molhos prontos e salgadinhos, esses produtos são ricos em sal que contribuem para elevar a pressão arterial.

Álcool, Apesar de ter o beneficio de elevar o HDL-colesterol seu consumo no sentido de prevenir a doença cardiovascular é desaconselhável, pode elevar os triglicérides, aumenta pressão arterial, peso corporal e glicemia. Além disso, é preciso muita cautela, pois pode elevar a incidência de cirrose hepática e tumores do pâncreas.

Tabagismo, Aumenta a incidência de DAC e AVC isquêmico e hemorrágico. Todas as situações que estimulam a aterosclerose. Mudanças de hábitos saudáveis asseguram uma boa saúde, além de prevenir a doença aterosclerótica do coração e do cérebro, incrementam a qualidade de vida.

Fonte: Revista Panorama Ano 3/ 2009/ número 8

Imagem: Baixaki

Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.
 

Todo e qualquer material postado na coluna é de inteira responsabilidade civil e penal do colunista.

www.proparnaiba.com - proparnaiba@proparnaiba.com

Dora Rodrigues - (86) 9402 4557 - 9479 5019

Francisco Brandão - (86) 9472 1197 - 9479 3825