Escolas e instituições brilham no 7 de setembro em Parnaíba

Pelotão de porta e guarda bandeiras da Escola Municipal Roland Jacob.

O tradicional desfile em homenagem a Independência do Brasil contou com a participação de um bom público e também novidades como a presença dos clubes de motociclismo.

Após hasteamento das bandeiras, revista do capitão dos portos acompanhado do comandante da PM e do prefeito José Hamilton, as instituições militares foram as primeiras a desfilarem seguidas dos grupos de escoteiros da cidade. Uma novidade foi a ausência da banda de música da polícia militar que, segundo informações de alguns militares, foi extinta. Polícia Militar, Marinha, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal desfilaram acompanhados pela centenária banda de música Simplício Dias da Silva.

Em seguida deram-se início às escolas, a começar pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tendo em seqüência as escolas Cristo Domini, CAIC, Euclides de Miranda, Ozias Correia, Roland Jacob, Epaminondas Castelo Branco, Eduardo Augusto Lopes, Senador Chagas Rodrigues, Ângulo e Liceu Parnaibano. Destaque para a escola Edison da Paz Cunha que apresentou pelotões bem destacados e duas evoluções onde alunos montaram, frente ao centro cívico, as bandeiras da Parnaíba e do Piauí com pedaços de isopor. Outras duas escolas que também apresentaram um bom trabalho a partir de suas bandas foram CEMTI Polivalente Lima Rebelo e Colégio Estadual Lima Rebelo. Idosos da Fundação Raul Bacelar e participantes do PROJOVEM também passaram pela avenida.

Vários secretários municipais, vereadores e autoridades militares se fizeram presentes no centro cívico. O prefeito José Hamilton ausentou-se do desfile para viagem à Brasília, acompanhado do deputado federal Paes landim. A principal novidade do desfile foi a presença do grupo de motociclistas Asas do Delta e do Trail Moto Clube que encerraram as marchas logo após um grupo de cavalaria montada civil.

Informações e fotos de Samuel Aguiar para o proparnaiba.com