redacao@proparnaiba.com
See video

Rapidinhas

A suposta venda da Ilha do Caju para Eike Batista novamente é assunto na imprensa, dessa vez quem levantou a questão foi o jornalista Pedro Alcântara da Antena 10 e 180 Graus. O Proparnaiba fará contato com os proprietários para confirmar se a informação procede, como fizemos no começo de janeiro.
A edição deste mês da Revista Cidade Verde, nas bancas em todo o Piauí no próximo dia 13, terá matéria sobre os números do Projeto Tartarugas do Delta em 2011. Na publicação será apresentado o número de filhotes que nasceram, encalhes vivos e mortos, além de estatístisticas de Educação Ambiental.

Maça - De fruta do pecado à importante fonte nutritiva



maca.jpg

De fruta do pecado à importante fonte nutritiva, rica em substâncias fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo humano. Esta é a definição da maçã, alimento muito comum no cardápio dos brasileiros

e de acordo com estudos, repleta de princípios nutritivos e vitaminas que estimulam e regulam o metabolismo.

Segundo Gabrielle Macedo, nutricionista, a maçã é uma fruta tentadora por excelência, importante fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e sais minerais como fósforo e, até mesmo, ferro. “As vitaminas do Complexo B ajudam a regular o sistema nervoso e evitam problemas de pele, problemas no aparelho digestivo e queda dos cabelos. Já os minerais previnem o cansaço mental e contribuem diretamente para a formação dos ossos e dos dentes”. Além disso, a especialista explica que a fruta é uma importante fonte de fibras, substâncias que ajudam, por exemplo, a diminuir os níveis de colesterol e que estabilizam a concentração de açúcar no sangue. “Uma maçã (peso médio de 100gr) fornece, aproximadamente, 10% da quantidade de fibras que necessitamos ao dia. A principal fibra encontrada na maçã é a pectina, indicada, principalmente, para pessoas que sofrem com o colesterol elevado e diabéticos”, conta.

Se não bastassem todos estes benefícios, a maçã é, também, uma importante fonte de ácido málico, responsável pela diminuição de secreções e pelo combate de diversos problemas que causam, entre outros, inflamações na boca, garganta e intestinos. “Não foi comprovado cientificamente, mas talvez deva-se ao ácido málico uma revelação feita por um estudo realizado na Finlândia. Segundo a pesquisa, existe uma forte relação entre o consumo de maçã e a redução dos riscos de câncer de pulmão. O ácido málico trabalha diretamente no sangue e nos tecidos, eliminando o ‘lixo’ originado pelo metabolismo”, completa a especialista.

Você sabia?
Além das vitaminas e sais minerais, a maçã é uma importante fonte de flavonóides, substâncias responsáveis pela redução do risco de doenças do coração, derrames e que possuem, também, atuação no combate ao câncer.

Confira abaixo algumas formas para o consumo da maçã no seu dia-a–dia:

· Adicione a maçã ao seu café da manhã ou da tarde;
· Consuma a maçã, em suas diferentes variedades, como sobremesa das principais refeições;
· Acrescente a fruta (picada) em saladas e produtos hortícolas;
· Adicione fatias de maçã aos cereais ao iogurte;
· Faça sucos utilizando a maçã batida;
· Consuma a maçã com a casca;
· Tempere saladas com o “suco” da maçã.

Fonte: gastronomiaenegocios.uol

Foto: Paraná da Gente

Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.
 

Todo e qualquer material postado na coluna é de inteira responsabilidade civil e penal do colunista.

www.proparnaiba.com - proparnaiba@proparnaiba.com

Dora Rodrigues - (86) 9402 4557 - 9479 5019

Francisco Brandão - (86) 9472 1197 - 9479 3825