SAMU realiza capacitação junto ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Simulação durante treinamento em Parnaíba.

Foi realizado no último final de semana um treinamento com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 de Parnaíba. A capacitação, que utilizou manequins, foi feita em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A instituição é hoje o hospital de excelência a serviço do SUS que tem parceria com o SAMU na capacitação em suporte básico de vida realizada com os técnicos/auxiliares de enfermagem e com os socorristas do 192. Os manequins que vieram de São Paulo, em forma de empréstimo, são do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

"Conseguimos realizar este feito através de parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura Municipal de Parnaíba, Secretaria Municipal de Parnaíba", informou a diretora do SAMU de Parnaíba Milena Gurgel.

A capacitação possui 12 módulos de aulas, com duração de um ano e meio e tem a mediação em videoconferência ministradas por profissionais do Hospital Alemão e da Rede SAMU 192 de São Paulo. Estas aulas são ministradas pela diretora Milena Gurgel. "Fica sob minha responsabilidade as aulas práticas, bem como as avaliações", pontuou.

Segundo a diretora, trata-se de uma vitória para os profissionais do SAMU de Parnaíba e um salto na qualidade do atendimento à população local. O treinamento aconteceu no sábado (29) nas dependências do PAM na Praça da Graça onde foram abordadas manobras de reanimação cárdio-pulmonar, simulação de parto e cuidados imediatos com o recém nascido.

Francisco Brandão para o Proparnaiba.com