Ministério dos Transportes estuda navegabilidade do Rio Parnaíba

Rio Parnaíba

 Na próxima sexta-feira, dia 17, o Ministério dos Transportes fará uma visita em duas etapas, abrangendo a distância entre o município de Parnaíba a Santa Filomena, estudando a navegabilidade do rio Parnaíba.

Essa visita faz parte do andamento de projeto da Secretária de Estadual de Transportes (Setrans) que prevê a retomada da navegabilidade do rio. Com esse intuito, técnicos do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) farão nova visita ao Estado, onde irão percorrer toda a extensão do rio.

Na oportunidade, os membros dos dois órgãos percorrerão o Estado de uma ponta a outra. Segundo Avelino Neiva, secretário Estadual dos Transportes, a primeira etapa da visita abrange o território que liga o município de Santa Filomena até Guadalupe. Enquanto que a segunda etapa contempla o espaço entre Teresina e Parnaíba. A obra de revitalização da navegabilidade do rio já está inclusa nas verbas destinadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“A obra é altamente viável, sendo que para um estado se desenvolver, as estradas de ferro, bem como a exploração da navegação dos rios é imprescindível na área dos transportes”, ressalta o secretário, ao comentar que o rio Parnaíba tem 1.450 quilômetros de extensão e um grande potencial para a exploração da navegação. De acordo com Avelino Neiva, será feito o planejamento da obra, lançamento do projeto e depois a licitação, respectivamente.

“Utilizando o rio, as distâncias entre os centros produtores nos Cerrado são encurtadas, além de ser uma forma de viabilizar o porto de Luís Correia”, argumenta o secretário.

Com informaçao do blog Jornal da Parnaíba

Edição: Proparnaiba.com