Cobra Sucuri é capturada em bairro residencial de Parnaíba

Captura Sucuri - Foto: Proparnaiba

Uma cobra Sucuri de aproximadamente dois metros de comprimento assustou os moradores da Rua Sergipe, no bairro do Carmo, na tarde desta terça - feira (18). A Polícia Militar e o IBAMA foram chamados para realizar a captura do animal.

Com a chegada dos policiais e técnicos do IBAMA, começou a tentativa de resgate da sucuri, façanha realizada por Diego Marabalis, que se encontrava no local e conseguiu imobilizar a sucuri e alojá-la em uma caixa.

Veja o momento da captura.

Camila, analista ambiental do IBAMA informou ao Proparnaiba.com que o pelo tamanho da sucuri encontrada, a cobra é ainda juvenil e de uma espécie comum na região e que se alojam em áreas alagadas. “Não é a sucuri que esta invadindo as casas e sim, a população é que está chegando perto do habitat dela”, esclareceu.

Segundo Camila, as áreas eram alagadas e foram ocupadas pela população e citou o caso de áreas depois da capitania onde tem ocorrência de muitas sucuris.  “Ela só sai para procurar alimento ou se está se sentindo ameaçada”, informou.

“A sucuri não é uma cobra peçonhenta, a estratégia de defesa dela é exatamente a constrição (aperto), ela mata a vítima por sufocamento. assim como a jibóia, vai apertando até inibir a respiração”.

Quanto à soltura do animal, Camila informou que, como a sucuri está em estado bravíl, é selvagem e não tem nenhum tipo de mutilação, vai ser encaminhada para a soltura, porque animais que são tipicamente selvagens e que não estão condicionados a cativeiro são devolvidos, imediatamente, ao seu habitat. “Quanto mais cedo ele retornar, melhor”, pontuou.

A soltura foi realizada na Lagoa da Lama Preta em área que não tem população e não oferece riscos, porque conforme informou Camila, algumas pessoas quando sabem da soltura do animal vão atrás pra fotografar e às vezes acontece algum tipo de acidente.

Denilson Freitas e Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com