Amostragem e Meio Norte divulgam pesquisa candidatos de Parnaíba

Imagem: Divulgação

A pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, apontam o resultado das intenções de votos para as eleições em Parnaíba.

O ex-governador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PSC), está liderando a disputa pela Prefeitura de Parnaíba (345 km de Teresina) com 42% das intenções de voto estimuladas, aponta a última pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Em segundo lugar vem o candidato do PT à Prefeitura de Parnaíba, o vice-prefeito Florentino Veras, com 23,33% das intenções de voto estimuladas.

Em terceiro lugar está Joãozinho da Unimagem (PDT), com 16% das intenções de voto estimuladas; em quarto lugar vem o candidato do PSDB, Tererê, com 9% das intenções de voto; e em quinto lugar está o médico Doutor Vinícius, candidato do PSD à Prefeitura parnaibana, com 1,33% das intenções de voto estimuladas..

Os indecisos são 4,67% e os que pretendem anular seus votos são 3,67%.

A pesquisa foi realiza entre os dias 21 e 22 de julho com 300 eleitores com idade a partir dos 16 anos, em 33 bairros e cinco povoados da zona rural.

A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos, informa o diretor do Instituto Amostragem, o professor do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí e estatístico João Batista Teles.

A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí com o Protocolo de número 00119/2012, no dia 20 de julho.

23,37% dos eleitores de Parnaíba estão indecisos nas intenções espontâneas de voto

A pesquisa Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte aponta que 23,37% dos eleitores de Parnaíba estão indecisos nas intenções de voto espontâneas, quando o eleitor cita o nome do candidato em que vai votar sem que o pesquisador apresente os nomes dos concorrentes nas eleições.

Mão Santa lidera também na pesquisa de intenções de voto espontâneas com 37%, seguido de Florentino Veras, com 15,67%; Joãozinho da Unimagem, com 9,67%; e por Tererê, com 4,33% das intenções de voto.

Doutor Vinícius tem 0,33% das intenções de voto espontâneas.

7% dos eleitores de Parnaíba manifestaram seu interesse de anular seus votos ou votar em branco.

Tererê é o candidato com maior índice de rejeição dos eleitores de Parnaíba

O candidato do PSDB à Prefeitura de Parnaíba, Tererê, é o que tem o maior índice de rejeição dos eleitores parnaibanos, de 37,67 %.

Mão santa é o candidato com o segundo maior índice de rejeição dos eleitores, com 30,67%. O vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Veras, tem rejeição de 22% dos eleitores do município. Doutor Vinícius tem rejeição de 16% e Joãozinho da Unimagem tem o menor percentual dos eleitores de Parnaíba, com 14,33%.

“A soma dos percentuais de rejeição ultrapassa 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um nome” esclarece Batista Teles. A pesquisa Instituto Amostragem – Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte aponta que 4,67% dos eleitores de Parnaíba não rejeita nenhum dos candidatos.

8% dos eleitores não souberam ou não opinaram sobre a rejeição aos candidatos à Prefeitura de Parnaíba e 1% dos eleitores quer votar nulo ou em branco nas eleições municipais deste ano.

Florentino Veras ganhou o debate da Rede Meio Norte, diz pesquisa

O candidato do PT à Prefeitura de Parnaíba, Florentino Veras, venceu o debate entre os candidatos a prefeito do município, promovido no dia 19 de julho para Rede Meio Norte, na opinião de 28,57% dos eleitores, revela a pesquisa Instituto Amostragem – Sistema Integrado de Comunicação.

Em segundo lugar, na opinião dos eleitores, ficou o candidato Tererê, com 17,86%. Para 14,29% dos eleitores, o vencedor do debate da Rede Meio Norte foi o ex-governador Mão Santa, com 14,29%.

Doutor Vinícius foi o vencedor do debate promovido pela Rede Meio Norte na opião de7,14% dos eleitores; e João da Unimagem foi o vencedor debate, na avalição 5,33% dos eleitores.

Para 8,93% dos eleitores, nenhum dos candidato à Prefeitura de Parnaíba venceu o debate e 17,86% dos entrevistados não souberam ou não opinaram sobre quem foi o vencedor do debate promovido pela Rede Meio Norte.

Segundo estimativa do professor e estatístico João Batista Teles, 18.160 eleitores de Parnaíba assistiram ao debate da Rede Meio Norte.

Florentino assume a liderança entre os eleitores que assistiram ao debate

O candidato Florentino Veras tem 37,50% das intenções de voto para prefeito entre os eleitores que assistiram ao debate da rede Meio Norte.

Mão Santa tem 33,93% das intenções de voto de quem assistiu ao debate; Joãozinho da Unimagem tem 12,50% das intenções de voto entre os telespectadores que assistiram ao debate e Tererê tem 7,14%.

Doutor Vinícius não foi citado entre quem assistiu ao debate. Entre os que assistiram ao debate, 7,14% não souberam opinar e 1,79% tencionam anular seus votos.

Entre os que não assistiram ao debate, Mão Santa tem 43,85% das intenções de voto; Florentino tem 20,08% das intenções de voto; Joãozinho da Unimagem vem 16,80% das intenções de voto; e Tererê, com 9,43% das intenções de voto.

Entre os eleitores de Parnaíba que não assistiram ao debate da Rede Meio Norte, 4,10% não quiseram ou não souberam opinar; e 4,10% vão votar nulo ou em branco.

Fonte: Meio Norte
Edição: Proparnaiba.com