Pesquisadores fazem levantamento de cactos no Piauí

Imagem: Ilustrativa

Pesquisadores fazem levantamento florístico e o georreferenciamento de espécies da família cactáceas (cactos) no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. O trabalho está a cargo do Centro de Pesquisa e Conservação do Cerrado e Caatinga (Cecat).

O parque é uma das principais áreas protegidas do País dedicado à conservação do patrimônio biológico da caatinga, em especial das cactáceas. A ação integra o Programa de Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação Federais do Bioma Caatinga.

Os resultados preliminares apontam a presença no parque de dez espécies: rabinho-de-onça (Arrojadoa rhodantha), chicha (Cereus albicaulis), mandacaru (Cereus jamacaru); rabo de raposa (Facheiroa squamosa), coroa-de-frade (Melocactus zehntneri), xique xique (Pilosocereus gounellei gounellei SSP), facheiro (Pilosocereus piauhyensis), quipá (Tacinga inamoema), plamatória (Tacinga palmadora). De todas, A. rhodantha e T. palmadora foram as espécies menos frequentes e com o menor registro de ocorrência.

 

Fonte: Terra
Edição: Tacyane Machado/ Proparnaiba.com

CURTA TAMBÉM NOSSA FAN PAGE: http://www.facebook.com/portalproparnaiba