TCE-PI reunirá gestores para destacar importância do IEGM

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) reunirá prefeitos, assessores e outros gestores municipais, no próximo dia 17, para discutir a aplicação dos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) referente ao exercício de 2016. A reunião será na Escola de Gestão e Controle (EGC), das 8h às 12h.

O objetivo é esclarecer os gestores sobre o IEGM e conscientizá-los da importância de fornecerem as informações solicitadas nos questionários. A aplicação dos questionários começou no dia 3 de março e segue até 30 de abril, prazo limite para o envio das respostas ao TCE-PI. O objetivo é levantar dados que possam ajudar a medir o grau de eficiência das políticas públicas e serviços oferecidos pelos municípios nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

O índice foi criado com a finalidade de modernizar a gestão pública nas cidades e tornar mais eficientes e efetivos os serviços públicos, de modo a acompanhar a evolução das necessidades sociais. Começou a ser aplicado no Piauí em 2016. Umas das mudanças para 2017 é que o envio do questionário ao TCE-PI passa a ser obrigatório a partir deste ano, conforme resolução aprovada pelo Tribunal.

SOBRE O IEGM

O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, da prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas prefeituras municipais. Esses dados permitirão avaliar a qualidade de gastos e a efetividade das políticas públicas e atividades municipais na educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Os objetivos do índice são compor a consolidação do IEGM Brasil relativo ao exercício de 2016, permitir aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.

Comunicação TCE-PI
Edição: Proparnaiba.com

 

Por: redacao