Eletrobras será privatizada até o fim do ano

Foto: G1 Piauí

As companhias energéticas que abastecem os estados do Piauí, Amazonas, Acre, Rondônia e Alagoas deverão ser privatizadas ainda este ano. As companhias estão sob o poder da Eletrobras, holding estatal do setor elétrico. Mas a empresa devolveu as concessões para a União. Elas estavam com prejuízo acumulado de R$ 1,8 bilhão no ano passado.

De acordo com Arquelau Siqueira, presidente da Eletrobras no Piauí, a empresa sempre trabalhou com geração e transmissão de energia, e quando passou a distribuição, isso causou um impacto interno.

“A Eletrobrás tradicionalmente sempre trabalhou com geração e transmissão, então quando passou pra Eletrobrás essa parte de distribuição, isso não deixou de ser um impacto na companhia. Então um dos motivos de pensar na privatização é exatamente esse, tirando as distribuidoras da Eletrobrás já que ela nunca havia trabalhado com distribuição. A Eletrobrás está trabalhando junto com essas seis distribuidoras, pra que isso acontecer até o fim doa ano. Agora temos que quantificar o valor da empresa levando em conta também às obrigações da companhia, entre eles débitos. Estamos fazendo esse levantamento e vamos ter um resultado real até setembro”, afirma Arquelau Siqueira.

Ainda, no ano passado, o Governo autorizou a venda dessas seis concessionárias, com previsão que o leilão seja realizado no segundo semestre deste ano. A venda das subsidiárias ocorrerá, contudo, apenas se as empresas receberem, da União ou por meio de aumento de tarifa, recursos financeiros para manter operações e fazer investimentos até que os negócios sejam concluídos.

 

Fonte: portalaz

Edição:Proparnaiba.com

Por: redacao