Governador inaugura Casa da Gestante em Parnaíba

Em comemoração ao aniversário de 173 anos do município de Parnaíba, o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, inauguraram, nessa segunda-feira (14), a Casa da Gestante e 10 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.

Para as obras de instalação dos 10 leitos de Ucin foi investido R$ 1.867.118,59, oriundo do Ministério da Saúde e do Tesouro Estadual. Já, nas obras de construção da Casa da Gestante foram investidos R$ 327.914,11 oriundos do governo federal (Rede Cegonha) e do Tesouro Estadual.

Wellington ressaltou o compromisso da gestão com a saúde, incentivando as políticas de descentralização da saúde. “Estamos trabalhando um sistema descentralizado em alguns municípios em várias áreas, mas também na saúde. E é isso que estamos fazendo aceleradamente desde 2015, em Parnaíba. Aqui, hoje, estamos trabalhando nos cuidados com a mãe e o bebê, e o que queremos aqui é o que preconiza a Organização Mundial de Saúde em relação ao parto normal. Queremos ser o estado do parto normal”, disse Dias.

Os novos serviços que serão implantados integram um conjunto de ações para o fortalecimento na assistência à gestante e bebê, conforme diretrizes da Rede Cegonha.

“A abertura da Casa da Gestante e dos leitos de Ucin é uma amostra do quanto o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, se preocupam com as futuras gerações em proporcionar os cuidados devidos num momento de extrema importância na vida da mulher e de toda a família”, ressalta Florentino Neto.

Wellington destaca a importância dos leitos de Ucin para a comunidade parnaibana. “Aqui estamos dando todas as condições para que a mãe seja assistida com segurança durante o parto. Caso o bebê tenha complicações, temos a Ucin e, se a mãe precisar de cuidados especiais, o Hospital Dirceu Arcoverde tem as condições de cuidar da paciente”, ressalta Dias.

Florentino explica que, na Casa da Gestante, com dez leitos, a mulher que necessita de assistência diferenciada terá um espaço para acolhimento, contando com uma equipe multidisciplinar, inclusive, com médico. Na casa, serão acolhidas aquelas mulheres grávidas com complicações gestacionais de médio e alto risco, mas que não necessitam ficar hospitalizadas. “Ou seja, a gestante tem a garantia de uma assistência qualificada, fora da estrutura física do hospital, mas contando com um espaço adequado e atendimento hospitalar 24 horas”, afirma o secretário.

A vice-governadora Margarete Coelho comemorou as inaugurações feitas no município de Parnaíba. “Estou muito feliz aqui, pois uma das grandes pautas do movimento feminino é a violência obstetrícia e hoje, o Piauí está dando uma resposta a essas discussões. Hoje, as mães passam a ter acompanhamento médico para parir com dignidade e ter um parto humanizado de verdade, sem apressar a hora do nascimento e respeitando a mãe e o bebê”, diz Margarete.

Assistência à mulher e ao bebê

A assistência à mulher e ao bebê já ocorre em Teresina, pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, e, em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes.

O senador Ciro Nogueira ressaltou o empenho do governador em trabalhar pelo estado. ” Fico muito feliz em estar aqui em Parnaíba em uma data tão especial, seu aniversário, acompanhado do governador Wellington Dias, secretário Florentino e todas as autoridades. Agora, as mulheres de Parnaíba podem ser cuidadas não só no parto, mas também se houver complicações. Ressalto aqui, ainda, que o ministro da Saúde virá a Parnaíba para a ampliação do Hospital Dirceu Arcoverde”, acrescentou Ciro.

Em Parnaíba, a rede de assistência à mãe e ao bebê está cada vez mais fortalecida, uma vez que o Heda oferece toda estrutura de pessoal e estrutural: maternidade, dez leitos de UTI Neonatal, e, agora, a Casa da Gestante e os dez leitos de Ucin. Ainda este ano, a abertura do Centro de Parto Normal.

O deputado estadual José Hamilton, natural de Parnaíba, ressaltou a dedicação do governador ao município. “Hoje é um dia muito feliz. Lembro que, quando assumi como prefeito, o Hospital Dirceu Arcoverde estava fechado, depois conseguimos reabrir e, desde então, Wellington Dias nunca deixou de nos apoiar”, disse o parlamentar.

De acordo com o governador, o apoio da bancada piauiense foi fundamental para a execução de obras. “Aqui contamos com o apoio da nossa bancada federal como os nossos parlamentares deputado Assis Carvalho; os senadores Elmano Ferrer e Regina Sousa, em especial o apoio do senador Ciro Nogueira que tem tratado diretamente com o ministro da Saúde e garantido recursos para o Piauí. A nossa bancada estadual também se fez presente como os deputados Dr. Hélio, José Hamilton e João de Deus.

Mais ações

Ainda na cidade de Parnaíba, o governador Wellington Dias visitou as obras de pavimentação asfáltica em vias do bairro Frei Higino.

Além disso, o chefe do Executivo estadual autorizou à Secretaria de Estado da Saúde a realizar ações do Programa Passo à Frente em todo o território da Planície Litorânea. O Passo à Frente é um programa destinado à distribuição de órteses e próteses.

Fonte: CCOM