Nem só de sal e pimenta vive uma receita.

arquivo Google

Para dar mais sabor às preparações, você pode usar diversos ingredientes da lista abaixo retirada do livro Herbivoraz (Editora Alaúde), da blogueira de culinária Julia Guedes.  A obra reúne 50 receitas veganas de entradas, pratos principais, acompanhamentos, lanches, petiscos e sobremesas, além de bebidas e coquetéis diferenciados, todas com os melhores ingredientes que a natureza pode trazer.

Como intensificar o sabor

Azeite de oliva

Ótima fonte de gordura boa, que gera saciedade e traz muitos benefícios. Prefiro os não refinados e os mais frescos, por seu sabor único. Como venho de uma família de portugueses que produzem o próprio azeite, tenho um carinho especial por esse produto, que é o ator principal em todas as minhas receitas, com exceção das doces (por enquanto!).

Cebola e alho

Dois ingredientes que para mim são quase um só. Combinados com o azeite, eles se transformam na fórmula mágica de explosão de sabor. São a base de vários pratos em diferentes culturas e carro-chefe da dieta mediterrânea.

Ervas

Cebolinha, salsinha e coentro – sempre frescos – não podem faltar na hora de finalizar um prato e adicionar aquele toque especial que realça ainda mais os sabores da comida. Explore também as ervas menos convencionais como endro, tomilho, sálvia. Hortelã, manjericão e alecrim.

Especiarias

Tem o poder de trazer outros mundos para a mesa. Desde a Antiguidade, são utilizadas para dar mais sabor e aroma e trazer de brinde alguns benefícios medicinais. Podem ser utilizadas ainda frescas ou secas (como as pimentas e algumas raízes) e são ótimas para finalizar um prato. Entre as que mais uso, estão a zátar, mix de pimentas, gengibre, cardamomo, canela, noz-moscada, açafrão e curry.

Missô

Ingrediente tradicional da culinária japonesa consiste em uma pasta feita a partir da fermentação de soja, cevada e arroz com sal. É bastante utilizado no preparo de caldos e sopas e só precisa ser dissolvido em água quente.

Limão

O suco traz acidez e ajuda a balancear o sabor final de um prato. Na falta, use outro ingrediente de sabor cítrico, como vinagre.