Espíritas encerram a XVII Semana Espírita Chico Xavier

A XVII Semana Espírita Chico Xavier foi encerrada na noite deste sábado, 7 de abril, no Auditório da Uespi. Espíritas que compõem o Movimento Espírita de Parnaíba, compareceram para prestigiar o orador espírita Marco Lima (PB) que palestrou, cantou e encantou o público, com o tema - A Educação do Espírito.

Realização UME - União Municipal Espírita, que congrega as nove casas espíritas de Parnaíba.

A noite de abertura da Semana Espírita foi realizada na segunda-feira, o2 de abril, no Centro Espírita Caridade e Fé com a temática “Chico, Arte e Espiritismo”, através de exposição de telas dos artistas Negliton Aguiar (PHB) e Ribamar Junior (THE), fotografias (domínio público), e apresentações artísticas como teatro (Companhia Semear), música (Vera Ribeiro, Semente de Luz, C. E. Chico Xavier, Banda Luz Sonar), declamação de poesia (Ivana Fontenele, Rosário Lira, Jacilda Santiago, Nábila Martins, Laélia Macedo e Séphora Pessoa) e coro (Coral Canto de Amor), além de exposição fílmica (resumo dos filmes Nosso Lar, Chico Xavier, As mães de Chico Xavier, e E a vida continua, além de dois trechos do Pinga Fogo), tudo baseado na obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier. 

Na terça-feira, 03 de abril, o Centro Espírita Chico Xavier comemorou 38 anos de fundação e serviços prestados na cidade e recebeu o movimento espírita local para celebrar a data e ainda sediar a segunda atividade da XVII Semana Espírita Chico Xavier. A palestra da noite foi proferida pelo Presidente da Ume-Parnaíba, Samuel Aguiar, tendo por tema “A Caminho da Luz”, abordando os tópicos principais do livro da autoria espiritual de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier e que neste 2018 completa 80 anos de seu lançamento.

Everaldo Amorim, presidente da instituição, fez suas considerações sobre os 38 anos do Centro e num discurso bastante emocionado agradeceu os tarefeiros que iniciaram a tarefa e, em especial, os que ainda hoje fazem com que a casa alcance seus objetivos.

Na quarta-feira, 04 de abril, Osmir Freire, presidente da Federação Espírita do Maranhão, trabalhou o tema “Disciplina, disciplina, disciplina”, numa proposta de abordar a orientação do benfeitor Emmanuel em seu primeiro encontro com Chico Xavier, e que é extensivo aos espíritas em geral.

A programação foi realizada num ambiente permeado pela música do grupo Semente de Luz, pela poesia de Fernanda Costa Ferreia e oração.

O Centro Espírita Humberto de Campos, uma das mais tradicionais casas espíritas de Parnaíba, com 62 anos de atuação na cidade, recebeu na quinta-feira,05 de abril, a quarta atividade da Semana Espírita Chico Xavier.

O tema da noite foi “Fidelidade a Jesus e a Kardec”, tendo como ministrante Zeila Sabry (THE) e contou com grande participação do movimento local. Além da palestra o encontro promoveu música, oração e espiritualidade num clima de confraternização.

O Centro Espírita Perseverança no Bem, casa centenária da cidade de Parnaíba, sediou na sexta-feira, 06 de abril, a última palestra realizada nas casas espíritas com o tema: “A obra Paulo e Estevão e o movimento espírita”. A palestra foi ministrada por Marcyanne Aragão (THE) que com muita simplicidade e propriedade abordou os temas cruciais do romance espírita da autoria de Emmanuel mais conhecido de Chico Xavier.

 

Fonte: UME