Projeto Rotas da Conservação: diálogo com pescadores Ilha Grande

Em reunião na Colônia de Pescadores de Ilha Grande, Z-7, na primeira quinzena de maio, o Instituto Tartarugas do Delta apresentou o Projeto Rotas da Conservação.

Durante a apresentação foram repassadas imagens das espécies em estudo, tartaruga-de-couro e camurupim, e apresentado as etapas de desenvolvimento da pesquisa via satélite, a metodologia que será utilizada, período do trabalho e área de abrangência da pesquisa.

Após a palestra pescadores se manifestaram colocando seu ponto de vista em relação à importância desse trabalho para garantir a manutenção do camurupim, da importância de capturar peixes maiores e soltarem os peixes pequenos ‘reforçando uma reflexão sobre a gestão compartilhada dos recursos pesqueiros’.

“O camurupim é uma espécie de valor comercial que foi inserida recentemente na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção de acordo com a Portaria MMA nº445/2014. Os resultados obtidos através do Projeto Rotas da Conservação vão contribuir com informações relevantes que subsidiarão o plano de manejo dos recursos naturais” destacou Werlanne Magalhães, coordenadora do projeto.

 

Assessoria de Comunicação

Instituto Tartarugas do Delta