Parnaíba realiza Semana da Consciência afro-indígena

O Núcleo de Estudos e Pesquisa Afrobrasileiros e Indígenas do Campus Parnaíba realiza, nos dias 20 e 21 de novembro, a Semana da Consciência afro-indígena, que terá como o foco a cultura afro, durante a Semana da Consciência Negra. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 19 de novembro, no site do evento.

A programação contará com as palestras “Passado-presente: devoções negras e patrimônio cultural na história do Brasil” e “Políticas indígenas e a formação do estado Brasileiro”, além do minicurso “Um mergulho na literatura afro, sob o olhar de Mia Couto”.

Também serão realizadas oficinas sobre penteados afro, efeitos psicossiais do racismo, introdução à libras e dança afro-indigena.

Os participantes poderão ainda acompanhar a mesa redonda “Silenciamento e resistência: discutindo preconceitos e intolerância”, e a roda de conversa com o tema ”Livros e Feminismo”.

Durante o evento também será realizado o II Concurso de Fotografia do Campus Parnaíba, com o tema “A cultura afro-indígena em Parnaíba”. Os interessados devem submeter seus trabalhos no período de 5 a 14 de novembro.

Fonte: IFPI