Semana da Consciência Negra e Mostra Científica Cultura e História

A Faculdade UNINASSAU Parnaíba promove entre os dias 19 a 23 de novembro, de 8h às 22h, a II edição da Semana da Consciência Negra e II Mostra Científica de Cultura e História Afro-brasileira. Durante o evento serão realizados debates relevantes sobre questões étnicas relativas as identidades, apresentações de capoeira, apresentação do Hip Hop com execução de um painel confeccionado com a técnica de Grafite e desfile da moda afro-brasileira.

De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social da UNINASSAU, Rosangela Santos, o evento incentiva a produção e divulgação cientifica do corpo docente e discente tem o objetivo de desnaturalizar e desmitificar as múltiplas identidades negras. “Nossa intenção é sensibilizar a comunidade acadêmica acerca dos problemas relacionados ao racismo brasileiro bem como suas implicações socioculturais, divulgar as concepções religiosas, artísticas, esportivas, éticas e estéticas da cosmovisão das identidades negras, além de abordar as principais demandas do movimento negro na contemporaneidade, bem como suas perspectivas indenitárias” comenta.

Entre as atividades vão acontecer conferências com as temáticas: Genocídio e Vulnerabilidade das Populações Negras à Violência; Sofrimento Psicológico de Vítimas de Racismo; Essa casa é governada por mulheres: a luta cotidiana da mulher no mercado de trabalho. 

Além das rodas de conversas com os temas: As populações negras e o acesso ao ensino superior; Juventude, identidade e preconceito: desafios para a construção de uma cidadania crítica e reflexiva; Mulher Negra, Jovem, Periférica; LGBT: esperança para a construção de uma sociedade livre do ódio; Perspectivas para a educação para a diversidade no Brasil; Construção da mulher no Brasil diante do machismo e violência.

O evento é aberto ao público, não necessita de inscrição previa e para participar basta comparecer a UNINASSAU que está localizada na BR 343, Km 7,5, s/n,  Floriópolis.

 

Ascom