Condutor pode renovar habilitação até um ano antes do vencimento

Os condutores de veículos não precisão mais esperar vencer a sua CNH para iniciar o processo de renovação da sua habilitação. Este procedimento normalmente se faz quando a CNH se encontra perto de vencer ou após o vencimento, que o condutor tem até 30 dias para entrar com o processo sem pagar multa.

Para evitar que tudo se faça as pressas e não causar aborrecimentos e se ter uma margem boa de segurança para receber a CNH e não ter perigo de pagar multa, o condutor pode renovar sua habilitação com até um ano de antecedência, essa renovação terá validade de cinco anos a partir da data que solicitou.

O procedimento de renovação antecipado, próximo ou após o vencimento se faz da mesma forma. O condutor paga a taxa de R$ 115,14 e apresenta as cópias de identidade, do CPF e comprovante de endereço, a CNH original ou cópia, taxa de serviços do DETRAN.

De posse da documentação, dirigi-se ao DETRAN (sede, Posto do Shopping Cidadão, Teresina Shopping Marquês ou CIRETRAN (interior), para formar o processo e realizar o exame médico, caso esteja apto no exame médico a CNH estará disponibilizada no local escolhido pelo condutor na hora da renovação.

Só é possível a renovação antecipada para condutores que possuem habilitação permanente, pois os que tiverem a CNH provisória são obrigados a esperar um ano e um dia para renovar.

Detran